terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Origem dos meios de Comunicação



O telégrafo






Foi inventado pelo pintor norte-maericano Samuel Morse que criou a primeira linguagem para máquina até hoje utilizada, o Código Morse. Foi construído pela primeira vez em 1774. Em 1844 ocorreu a primeira transmissão oficial. Desenvolveu-se com o telégrafo a tecnologia wireless por condução através da água e conferiu uso comercial para a eletricidade. A invenção do telégrafo provocou uma revolução sem precedentes na forma de comunicação, na sociedade e na economia. As relações interpessoais sofreram sua influência, assim como a forma de fazer negócios, criar empresas e até mesmo de se praticar crimes, como foi com a internet atualmente. As linhas de telégrafo se expandiram mais que as linhas férreas e fundou a pré-história da telefonia celular. O mundo passava por uma Revolução Industrail, e parecia ser menor e mais veloz.



O telefone







O telefone nasce por acaso, na noite de 2 de junho de 1875. Alexander Graham Bell, um imigrante escocês que moraba nos Estados Unidos e era professor de surdos-mudos, fazia experiências com um telégrafo harmônico quando seu ajudante, Thomas Watson, puxou a coisa do transmissor e emitiu um som diferente. O som foi ouvido por Bell do outro lado da linha.
A invenção foi patenteada em 7 de março de 1876, mas a data que entrou para a história da telefonia foi 10 de março de 1876. Nesse dia, foi feita a tramissão elétrica da primeira mensagem completa pelo aparelho recém-inventado. Graham Bell se encontrava no último andar de uma hospedaria em Boston, nos Estados Unidos. Watson trabalhava no térreo e atendeu o telefone, que tilintara. Ouviu, espantado: "Senhor Watson, venha cá. Preciso falar-lher." Ele correu até o sótão de onde Bell havia telefonado. Começava uma longa história: A história das telecomunicações, que iria revolucionar o mundo dali em diante.


O rádio






Não se pode atribuir a invenção do rádio à apenas uma pessoa, porque ela é fruto de conhecimentos adquiridos na área da Física e de dispositivos eletrônicos. A descoberta da tecnologia de transmissão de ondas é polêmica. Alguns autores a atribuem a Tesla e outros à Marconi. Basicamente, as descobertas mais importantes na criação do rádio foram o telefone, o fonógrafo, o circuito elétrico sintonizado, a válvula de triodo e as próprias ondas de rádio. No início não se cogitava a possibilidade de o rádio trasmitir sons. Com a evolução dos conhecimentos de dispositivos e de teorias sobre a radiodifusão e a radiotelegrafia, o potencial comunicativo do rádio foi melhor explorado. O primeiro programa de rádio foi transmitido de Nova York. Surgiu também os primeiros registros de radiojornalismo, com a transmissão das apurações eleitorais para a presidência dos EUA. Posteriormente, a radiodifusão se expande para todo o mundo, inaugurando em 1919 a "Era do Rádio".



A televisão





No início do século XX o maior desafio para os cientistas era dicionar à tecnologia de transmissão de sons, desenvolvida pelo rádio, à transmissão de imagens em movimentos. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em 1928, Nova York. A primeira transmissão de alta definição aconteceu na Alemanha em 1935 e o primeiro grande evento transmitido foram os Jogos Olímpicos de Pequim. A televisão se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, graças ao avanço dos conhecimentos tecnológicos que acabaram por viabilizar a transmissão em cores.




A internet




Surgiu no contexto da Guerra Fria, em que Rússia e EUA disputavam o domínio das tecnologias nos meios de comunicação, por se tratar de um setor estratégico para as batalhas e troca de informações.
Os americanos criam a ARPANET funcionava através de um esquema de transmissão de dados em rede de computadores. O que Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabiam era que tinha acabado de dar o pontapé inicial para o maior fenômeno midático do século. Em apenas 4 anos a internet atingiria cerca de 50 milhões de pessoas.
Posteriormente, com o abrandamento da tensões entre Rússia e EUA, a ARPANET foi dividida em MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares. O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Jovens da contracultura, ideologicamente engajados ou não em uma utopia de difusão da informação, contribuíram decisivamente para a formação da Internet como hoje é conhecida.
Um esquema técnico denominado Internet Protocol permitia que o tráfego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra. Todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens.
Delineou-se, portanto, as diretrizes que possibilitaram à internet se transformar no grande ambiente de comunicação do século XXI.








3 comentários:

suzillinicoli♥ disse...

UMdos meios de comunicoção mais usado aqui no BRASIL é o celular !!!!!

Anônimo disse...

e sobre o jornal,revista,carta,celular,livro,libras?

Anônimo disse...

Telefone, 1a linha, erro de digitação. texto mau formatado.